quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

1º Fórum de Economia - Valor

Oi Turma,

Para Karl Marx, o valor de uso de uma mercadoria é determinado de acordo com as suas características físicas que lhe conferem uma determinada utilidade. Já o valor de troca é medido pelo tempo de trabalho socialmente necessário para produzir uma mercadoria. Assim, podemos trocar mercadorias qualitativamente distintas, ou seja, com utilidades diferentes, utilizando como parâmetro o tempo de trabalho necessário para produzi-las.
Com base na citação acima e nas leituras realizadas (Unidades 1 e 2 do fascículo e texto complementar), a Profª Sheila Bemerguy pede que vocês definam a medida ou a causa do valor de uma mercadoria. Lembrem-se de embasar a opinião de vocês! Um abraço,

68 comentários:

Anônimo disse...

Marx em "O capital" coloca a mercadoria "como algo que satisfaz nossas necessidades e, em segundo lugar, como uma coisa que pode ser trocada por outra." A quantidade dessa "outra" coisa é que se pode chamar de valor da mercadoria.
O valor de uma mercadoria se relaciona com a necessidade de que se tem dessa mercadoria, da oferta e da procura, do tempo e recursos utilizados em sua confecção.

Anônimo disse...

Segundo Marx, há duas teorias para se determinar o valor de um produto:
TEORIA DO VALOR UTILIDADE - o valor é determinado pela satisfação que o produto proporciona às necessidades humanas, ou seja, o valor neste sentido é uma manifestação de comportamento essencialmente subjetivo;
TEORIA DO VALOR TRABALHO - o valor do produto social resulta do tempo de trabalho gasto na produção, desde que haja satisfação do consumidor e, para que haja valor é necessário uma divisão social do trabalho.
De acordo com as abordagens acima, conclui-se que embora o valor tenha interpretação diferentes na economia, ele não é determinado apenas por um fator, mas sim pelo conjunto de todos os fatores.
Acredito que o valor de um produto será determinado tanto através de seu custo de produção como também pela satisfação que o mesmo irá proporcionar ao consumidor, sem deixar de lado o lucro da empresa que o produz. E creio também, na necessidade da divisão social do trabalho pois cada atividade econômica depende de uma outra complementar, para que gere valor.

Fernando N Chiarini
Altamira - PA

Anônimo disse...

Bem a maneira de constituição do valor de uma mercadoria esta na possibilidade que as teorias do valor trabalho e valor utilidade são aplicadas no cotidiano do mercado, o que possibilita a distinção econômica entre as atividades do capital e do trabalho.

Carlos Azevedo

Anônimo disse...

Concordo com Marx que dá o valor da mercadoria considerando também o trabalho para produção da mercadoria , e que o capital tem como ponto de partida a própria mercadoria.

Anônimo disse...

Karl Max baseado na Teoria do Valor-Trabalho, construiu a Teoria da Mais-Valia e recompôs o modo como os lucros se formam numa sociedade formada por produtores e trabalhadores, para demonstrar com detalhes os conflitos existentes entre capital e trabalho. Para Marx, o valor encontra-se presente na produção,na distribuição e na troca e que era através do trabalho incorporado na mercadoria que a medida do valor se instituía, ou seja, em qualquer produto produzido, o trabalho incorporado é que criava o valor.

Anônimo disse...

Karl Marx ao formular a teoria do valor contribuiu para o entendimento do funcionamento da economia, com destaque para a relação trabalho-capital onde foi separado o produtor do trabalhador.Sua contribuição está na forma de distribuição na economia e em rediscutir o conflito entre Trabalhadores e produtores.
Em relação a teoria do valor, Marx constituiu a teoria da Mais-Valia (incluir o trabalho despendido para a produção de determinado bem ou serviço no valor final do produto)onde a força de trabalho passou a ser considerada mercadoria e era vendida, sendo que seu valor cobriria apenas a subsistência de seu detentor.

Anônimo disse...

Ederaldo Corrêa...
Karl Marx, principal propugnador da teoria do valor, postulou que o valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção. Segundo Marx, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção.

Anônimo disse...

O preço acontece quando a mercadoria entra no processo de circulação e o valor, nada mais é do que o trabalho incorporado às horas necessárias utilizadas na produção de uma mercadoria. Com isto fica claro que Mark quis mostrar a origem do processo de exploração que acontece no sistema capitalista porque o preço esconde o trabalho não pago que é apropriado pelo capitalista e convertido em mais fonte de exploração do trabalhador.

Anônimo disse...

A agregação de valor, que fundamenta um posterior preço dado a uma mercadoria, é atribuído pelo valor-trabalho e pelo valor-utilidade empreendido no produto final oferecido ao consumidor (às famílias), ou seja, é a transformação do valor-de-uso em valor-de-troca com o objetivo de alcançar o ponto de equilíbrio entre demanda e oferta.

Anônimo disse...

Vimos que para Marx o valor de uma mercadoria é determinado principalmente pela quantidade de trabalho disponibilizado para a produção de uma dada mercadoria e pela utilidade (satisfação) que a mesma terá junto ao mercado.
Assim, percebo que para a medida ou a causa do valor de uma mercadoria ser determinada, faz-se necessário primeiramente que o produto possibilite a sua comercialização para que esse venha a agregar valores com indicadores como o custo de produção, envolvendo matéria-prima, o tempo gasto e a quantidade de trabalho dispensado à produção; a utilidade final, o que acarreta numa avaliação do grau de satisfação dos consumidores; e principalmente pela sua abundância ou escassez desse produto, possibilitando ou não a troca e/ou a compra junto ao mercado comercial, onde a lei da oferta e procura tem grande representação.

Moisés de S. Mendonça
Altamira - PA

Anônimo disse...

Para Karl Marx a medida do valor de uma mercadoria é determinado através do trabalho incorporado a ela , ou seja, em qualquer produto produzido , o trabalho incorporado é que criava valor.Então é fácil crer que Mark quis mostrar a origem do processo de exploração que acontece até hoje no sistema capitalista , onde o preço esconde o trabalho não pago .Na teoria marxista o valor encontra-se ainda presente na produção , na distribuição e na troca.

Anônimo disse...

Para Marx as mercadorias possuem valor de uso, relacionado as qualidades da mercadoria e a satisfação das necessidades dos consumidores e valor de troca relacionado a quantidade de trabalho inserida no seu processo de produção. Enfocou a relação entre trabalhadores e produtores com a Teoria da Mais Valia, base da exploração no sistema capitalista. Assim o trabalho incorporado é que criava valor.

Anônimo disse...

A causa, a razão ou a medida do valor de uma mercadoria está diretamente ligada ao custo de produção do trabalho. Neste sentido, quantificamos ou atribuímos valor a uma mercadoria baseado na energia humana despendida ou consumida na produção de uma quantidade da mercadoria. Convém citar aqui as duas teorias de Marx. A Teoria do Valor Trabalho, que considera o tempo despendido na produção, e que alcance a satisfação do consumidor, e a Teoria do Valor Utilidade que é determinado pela satisfação que o produto consegue proporcionar aos consumidores.
É válido observar que em relação ao custo de produção, todo o trabalho é abstrato, ou seja, idêntico, porque representa uma única matéria prima, a energia humana. Quanto à utilidade, o trabalho passa a ser concreto, devido à utilidade específica que distingue os diversos tipos de trabalho.
Assim, determinar o valor de um produto é a soma destas teorias. Considere-se ainda que para o valor de uma mercadoria devemos adicionar matéria prima, insumos, impostos e taxas e o lucro pois sem ele uma empresa não sobrevive.
Vale também neste contexto a lei da oferta e da procura, onde os valores são atribuídos em função da necessidade de cada um. De um lado o produtor, cujo produto deve ser bem aceito no mercado, buscando a satisfação dos consumidores, e de outro o comprador, que busca bons produtos a preços que ele possa pagar. Esta lei é regulada de acordo com as necessidades que o mercado apresenta. Em abundância de produtos, o valor de mercado tende a cair; em contrapartida, com uma alta procura ou escassez, a tendência é aumentar o valor de mercado.

Vicente Matheus
Belém 3

Anônimo disse...

Segundo Karl Marx o valor de qualquer mercadoria é medida pela quantidade de trabalho materializado em seu valor-de-uso, pelo tempo de trabalho socialmente necessário a sua produção. Isto se aplica também ao produto que vai para as mãos do capitalista, como resultado do processo de trabalho. De início, temos portanto, de quantificar o trabalho materializado nesse produto. No processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação, subordinada a um determinado fim, no objeto sobre que atua por meio do instrumental de trabalho. O processo extingue-se ao concluir-se o produto. O produto é um valor-de-uso, um material da natureza adaptado às necessidades humanas através da mudança de forma. O trabalho está incorporado ao objeto sobre que atuou.

Anônimo disse...

A definição de valor parece tender para uma somatória das teorias dos pensadores citados no material do curso.
Desde a relação existente entre o trabalho total aplicado, passando pela mão-de-obra, matéria-prima, utilidade e finalidade do produto até as condições sazonais que sabidamente afetam os preços das mercadorias.
Dessa forma, é importante notar que a abordagem exclusiva de apenas um desses fatores pode levar à distorções sobre a formação do valor das mercadorias. Um exemplo bastante interessante foi a brutal elevação dos valores da saca de cimento portland em Altamira no fim de 2007. Por conta da escassez do produto no oeste do Pará, a saca passou de R$ 26,00 para um pico de R$ 35,00 num espaço de poucos dias. Em outras palavras, a redução na oferta (ou a notícia da redução na oferta) do produto foi suficiente para uma alteração substancial em seu preço final.
Outro ponto importante a considerar é o valor externo atribuído, caso evidente das obras de arte e de fenômenos do consumismo como o iPhone e seus assemelhados.
Dessa forma, a construção do valor é um fenômeno complexo, dependente das variáveis intrínsecas à fabricação e também das variáveis externas, ambientais, inclusive fatores psicológicos que afetam as decisões de produtores e consumidores.

Anônimo disse...

Nem toda mercadoria produzida é comercializada no mercado, porém, em todas as mercadorias são empregados insumos (matéria-prima) e esforços (trabalho) para a produção da mesma, portanto, toda a mercadoria possui um valor que chamamos valor de uso.
Para mensurar o valor de determinada mercadoria é fundamental que saibamos quanto esforço foi necessário na obtenção da mesma, Adam Smith nos ensina que o trabalho se constitui na medida de valor aceita universalmente e que mais se aproxima da exatidão dos custos, sendo considerado um dos melhores comparativos para se conhecer o valor de um produto.
O esforço empregado para a obtenção de uma mercadoria (trabalho) sem considerar os avanços tecnológicos é o mesmo através dos tempos, a matéria prima pode variar de preço de acordo com a sua escassez e disponibilidade enquanto que o esforço (trabalho) não varia, hoje precisaríamos do trabalho dos mesmos 20 homens que seriam necessários a 50 anos atrás para realizar determinada atividade.

Anônimo disse...

A causa do valor de uma mercadoria é o confronto, a concorrencia constante que há entre os capitalistas e os trabalhadores que faz com que a mercadoria seja valorizada ou não, o que aumentará ou não a produtividade e ó êxito só é conseguido mediante um rigoroso controle entre capitalistas e produtores.
Solange/Capanema

Anônimo disse...

Entendemos que não é através do dinheiro que as mercadorias se tornam comensuráveis. É o inverso. Uma vez que todas as mercadorias, como valores, são trabalho humano objectivado e, por isso, comensuráveis em si e por si, elas podem medir os seus valores, em comum, na mesma mercadoria específica e transformá-la por isso na sua medida comum de valor ou dinheiro. O dinheiro como medida de valor é a forma fenoménica necessária da medida de valor imanente das mercadorias, do tempo de trabalho.

Unknown disse...

Existem duas maneiras de determinar o valor de uma mercadoria, valor de utilidade e valor de trabalho, porém, Adam Smith em suas analises afirma que o valor de trabalho é a maneira mais sensata de mensurar o preço de uma mercadoria, de acordo com Adam Smith, nem todo produto é destinado a venda (comercialização), portanto, não serão trocados por moeda e também o mesmo produto pode ser vendido em diversas moedas, em sua elaboração podem ocorrer preços diferenciados de insumos, todavia, o trabalho para a obtenção da mercadoria, bem ou serviço serão sempre os mesmos.

Alda Helena Sotirakis
Capanema - Pa

Anônimo disse...

A medida ou a causa do valor de uma mercadoria se deve ao tempo e ao trabalho despendido para a sua produção, bem como a demanda pela mesma. Podemos, de certa forma, dizer também que a necessidade humana por determinada mercadoria contribui subjetivamente na composição do seu valor(Teoria do Valor-Utilidade).

Manatus disse...

Raymundo Nonato Pereira
Capanema 1

Percebemos a teoria do valor presente em algumas correntes econômicas. Ela nos indica entre outras coisas o que é a riqueza e como mensurá-la.

O valor é um ponto muito importante dentro da economia e existem duas maneiras completamente diferentes de se definir esse termo:

Uma delas é o valor-utilidade que parte da relação entre uma necessidade humana e o serviço ou objeto que a satisfaça. A teoria do valor-utilidade parte de um comportamento subjetivo.

Por outro lado, a teoria do valor-trabalho parte da idéia de que a atividade econômica é essencialmente coletiva. Ou seja, ela não interessa no estudo da ciência econômica, enquanto atividade individual.

Sendo um assunto de tão relevante importância para os mais diversos setores, não é de se estranhar que suscitassem divergências de idéias e opiniões, culminando com a existência de um conflito entre duas escolas opostas. E é esta divisão da economia em correntes, que se repelem e divergem e que, distingue os partidários da Economia Marginalista dos da Economia Marxista, que se colocaram em pontos diametrais a respeito da teoria de valor.

Anônimo disse...

uma mercadoria só passa a ter valor de troca se você a coloca no mercado. Se essa mercadoria nao tiver no mercado ela só possui valor de utilidade.Essa mercadoria tera o seu valor de troca de acordo com a quantidade de trabalho exercida para a sua fabricaçao. O valor de um carro é maior que o valor de um computador porque para se fazer um carro é necessario mais profisssionais, mais materia-primas, mais tempo de rabalho do que um computador.

Anônimo disse...

Dentro de um sistema econômico é necessário atribuir valores para os bens produzidos, mas nem sempre esses valores são considerados adequados ou compreensíveis.
Na concepção de Marx, era através do trabalho incorporado na mercadoria que a medida do valor se instituia, ou seja, em qualquer produto produzido, o trabalho incorporado é que criava valor.

Anônimo disse...

Dentro de um sistema econômico é necessário atribuir valores para os bens produzidos, mas nem sempre esses valores são considerados adequados e compreensíveis.
Na concepção de marx, era através do trabalho incorporado na mercadoria que a medida do valor se instituia, ou seja, em qualquer produto produzido, o trabalho incorporado é que criava valor.

Anônimo disse...

A base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx chama-o valor de uso. Seu valor se assenta primeiro e principalmente em ser útil para alguém.
A teoria do valor de Marx constitui um ponto de partida fundamental para a compreensão da economia capitalista.
Para desenvolver esta teoria, Marx começou constatando que a mercadoria é a forma elementar da riqueza capitalista.
Posteriormente, constatou também que a mercadoria tem um duplo caráter, ela é um objeto útil produzido pelo trabalho humano, que satisfaz determinadas necessidades; de outro, ela pode ser trocada por outra mercadoria (vendida). Assim, a mercadoria é, simultaneamente, valor de uso (características físicas, utilidade) e valor de troca.
A análise do valor de troca é mais complexa, é necessário ver que ele não é algo eventual, se uma mesma mercadoria pode ser trocada por várias outras é porque pode assumir vários valores de troca distintos; logo, as proporções em que ela se troca pelas distintas mercadorias não são obra do acaso, mas sim possuem uma lógica social, uma regularidade. Desta maneira, os valores de troca diversos de uma mesma mercadoria expressam um conteúdo comum. A este conteúdo, expresso pelos valores de troca, Marx chamou de valor da mercadoria.

Anônimo disse...

Em toda sociedade o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos para transformar o ambiente onde vivem de forma a satisfazer suas necessidades ou que lhes tornem mais conveniente, por isso o trabalho humano foi o primeiro preço de compra e troca estabelecido.O preço de mercado era o verdadeiro
preço da mercadoria e era determinado pelas forças da oferta e da procura. O
preço natural era o preço ao qual a receita da venda fosse apenas suficiente
para dar lucro, era o preço de equilíbrio determinado pelos custos de produção,
mas estabelecido no mercado pelas forças da oferta e da procura. Havia uma
relação entre esses dois preços que era: o preço natural era o preço de
equilíbrio determinado pelos custos de produção, mas estabelecido no mercado
pelas forças da oferta e da procura.

Anônimo disse...

Penso que a Teoria do Valor-Trabalho, define bem esse questionamento, pois mostra todos os custos no processo de produção de uma determinada mercadoria, levando-se em consideração o capital constante e o capital variável.Como todos vão se utilizar do trabalho, este passa a ser o componente principal para a formulação do valor. Não se pode deixar de abordar também que o termo mercadoria é posto como algo que satisfaz as nossas necessidades e será adquirida ou não mediante análise em relação a oferta, demanda,quantidade, qualidade,etc.

Anônimo disse...

O valor é agregado pela nescessidade de compra e venda, pois cada individuo no mundo coletivo tem vontade de comprar algo que é produzido por outro e vice versa. por isso que Marx esclarece que a mercadoria é algo que satisfaz nossas necessidades.

Ivo Monte Alegre.

Anônimo disse...

O valor em uma mercadoria é necessário por facilitar a troca entre produtos diferentes no mercado.
Segundo Marx, o valor de uma mercadoria pode ser definido de duas formas: sua utilização no mercado e pelo trabalho depreendido na confecção do produto (utilidade x trabalho). A partir das teorias formuladas por Marx, surgem outras teorias baseadas na escassez do produto nomercado, na satisfação que o produto proporciona à sociedade, no tempo utilizado na confecção do produto e, certamente, por outros fatores definidos pelo capitalismo comercial.

Anônimo disse...

Para Karl Marx no capitalismo, todavia, os produtos do trabalho tomam a forma de mercadorias. Uma mercadoria, como assinala, não tem simplesmente um valor de uso. Mercadorias são feitas, não para serem consumidas diretamente, mas para serem vendidas no mercado. São produzidas para serem trocadas. Desse modo cada mercadoria tem um valor de troca, "a relação quantitativa, a proporção na qual, valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de um outro tipo".Assim, o valor de troca de um computador poderá ser uma centena de sapatos.
Mercadoria é, uma coisa qualquer, necessária, útil ou agradável para a vida objeto de necessidades humanas, meio de vida no sentido mais amplo da palavra. Esse modo de ser da mercadoria como valor de uso coincide com sua existência natural palpável. Trigo, por exemplo, é um valor de uso particular que se diferencia dos valores de uso algodão, vidro, papel etc. O valor de uso só tem valor para o uso, e se efetiva apenas no processo de consumo. O mesmo valor de uso pode ser utilizado de modos diversos. Contudo, a soma de suas possíveis utilidades está resumida em seu modo de existência como coisa com propriedades determinadas. Além disso, o valor de uso é determinado não só qualitativa como quantitativamente.

Anônimo disse...

Pelo que pude compreender o valor de uma mercadoria é algo, ao mesmo tempo, subjetivo e objetivo; subjetivo, porque o valor de uma mercadoria possui também caráter axiomático, isto é, tudo no mundo tem seu preço e isso parece ser uma verdade incontestável; objetivo, porque o que parece dar valor as mercadorias são três elementos importantes: sua utilidade, o valor do trabalho gasto para produzi-la e o tempo gasto para isso. Sendo assim, eu posso afirmar que um carro que custa R$30.000,00 é equivalente a dez computadores de R$ 3.000,00 cada um, isso porque tanto o carro quanto os computadores tem sua utilidade, foram feitos por trabalhadores especializados e isso tudo demandou tempo para produzi-los.

Anônimo disse...

Teoria do Valor-Utilidade, o conceito de utilidade significa satisfação. Dizemos que um determinado bem econômico é útil, não em termos objetivos, mas sim em termos subjetivos. A utilidade do mesmo bem varia de consumidor para consumidor. Outro conceito recorrente em Economia é o que designamos como marginal, e que significa adicional, ou seja, a utilidade proporcionada pelo consumo de uma unidade adicional. O valor da utilidade varia com a pertinência das mercadorias; um produto útil tem pertinência para o seu comprador e não a tem para o seu produtor; e o mesmo produto útil pode ter valor de utilidade diferente para dois compradores, em função da pertinência que represente para cada um deles.

Anônimo disse...

mercadoria para Marx é algo que é capaz de satisfazer as necessidades pessoais do homem e o valor dessa mercadoria é a quantidade de trabalho dispensado para executá-la.

Anônimo disse...

Geralmente os preços são formulados após cobrir os custos ou serviços (mão de obra), e proporcioando um retorno o qual chamamos de lucro. Também no mercado competitivo em que vivemos os preços são formados pela a procura e a oferta.


Lindemberg Félix de Medeiros

Anônimo disse...

Obtemos o valor de uma mercadoria através do trabalho inserido nela e do capital, somente assim podemos ter o valor exato da mesma, e sabemos também que as mesmas são feitas para agradar o seu consumidor, não importando o seu poder aquisitivo.

Anônimo disse...

Para que o valor de uma mercadoria se mantenha no mercado é necessário ajustar a oferta e a procura, isto é, manter a produção de acordo com a procura no mercado. Se a oferta for maior que a procura, o preço cai, e todo trabalho investido na valorização de um produto será desperdiçado.

Anônimo disse...

Todos nós temos nossas necessidades de consumo, sejam bens materiais, serviços, enfim, não importa que tipo de consumo se vá fazer. Portanto é preciso saber se o preço cobrado pelo bem ou serviço, está dentro das possibilidades e numa outra avaliação verificar se realmente vale o que se está cobrando.
Evandro Pavinato

Anônimo disse...

Devemos ter em mente que uma mercadoria não tem valor por sí só, apenas quando comparada com outra mercadoria é que podemos determinar a causa do seu valor, seja com base na comparação de quantas horas de trabalho são necessárias para produzir cada mercadoria, como preconiza a teoria do valor-trabalho ou pela relação de satisfação e utilidade que uma mercadoria provoca com relação a outra, como dis a teoria do valor-utilidade.

Anônimo disse...

Os analistas burgueses atribuem o aumento ao desequilíbrio da famosa “lei” da oferta e procura.
Mas como disse Kaustky, em A Questão Agrária, quando se referia ao ouro, “uma mercadoria que se torna moeda”, pois “tendo valor de uso para todo mundo, todo mundo gosta de recebê-lo em troca. Passa então a servir de medida de valor para todas as outras mercadorias”.

Tatiana disse...

O valor agregado a mercadoria depende do esforço despendido utilizado e da satisfação de nossas necessidade.De acordo com a teoria de Marx,o valor pode ser definido pela satisfação que o produto pode proporcionar,como também,suprimento de necessidades básicas. vale ressaltar ainda, que a "lei" da da oferta e da proucura também intervem na inclusão do preço.

Anônimo disse...

Karl Marx criou a teoria do valor, o qual contribuiu para o entendimento do funcionamento do sistema financeiro,destacando a relação trabalho-capital onde foi separado o produtor do trabalhador. Sua contribuição está na forma de distribuição na economia e em rediscutir o conflito entre Trabalhadores e produtores.
Em relação a teoria do valor, Karl constituiu a teoria da Mais-Valia (incluir o trabalho despendido para a produção de determinado bem ou serviço no valor final do produto)onde a força de trabalho passou a ser considerada mercadoria para a venda, sendo que seu valor cobriria apenas a subsistência de seu senhor.
Márcio Araújo

Rosinaldo disse...

Apesar de todas as formulações dos mais diversos teoricos para a Teoria do Valor, acho que hoje, dificilmente as empresas levam em considerações tais formulações ao elaborarem o valor de sua mercadoria. Hoje, o mercado e muito dinâmico, então, acho que é levando em consideração somentes três itens: a escassez da mercardoria no mercado e sua importância para os consumidores, quantas empresas fabricam esta mercadoria e por ultimo, o lucro que a empresa espera obter com a venda desta mercadoria.

Kirk Vulcão disse...

As causas do valor de uma mercadoria poderiam ser mensuradas através dos fatores humanos e materiais. Os primeiros dizem respeito à disponibilidade de mão-de-obra e nível técnico da mesma na realizaçâo da atividade. Os materiais podem ser elencados como as matérias-primas necessárias à produção, bem como o maquinário necessário à atividade de transformação para o produto final. Isto já seria razoável para atribuir valor a algo (o dimensionamento de seus custos de produção). Entretanto, a atual realidade insere novos fatores a serem alocados ao longo desta cadeia de valor. Referem-se principalmente à incidência de impostos, cumprimento de legislações tributárias, ambientais e outras, sazonalidade de consumo, geração e atendimento de demanda, níveis de rendimento esperado e outros.
Em síntese a determinação do valor da mercadoria enocntra-se nos custos de produção, incrementados a fatores legais, ambientais, questões sociais, retornos financeiros e dimensionalidades locais e globais quanto à produção, consumo e sustentabilidade negocial.

Anônimo disse...

"O valor de uma mercadoria (preço) é medido materia prima aplicada, estruta e a sua necessidade de consumo."

Antonio Natalino - Alequer (PA).

Anônimo disse...

A Teoria do Valor divide-se em duas concepções básicas:
* Teoria do Valor-Trabalho, que explica a formação do valor de uma mercadoria pela quantidade de trabalho inserida no seu processo de produção e enfoca os custos presentes; e
*Teoria do Valor-Utilidade, que explica a produção e o consumo pela capacidade de satisfação que provoca em ambos.
Mas nem toda mercadoria produzida vai para o mercado, e quando uma mercadoria é útil, mas não é comercializada no mercado dizemos que ela possui apenas valor-de-uso.
Uma mercadoria somente possui valor-de-troca quando entra no mercado para ser comercializada. Portanto, uma mercadoria com valor-de-troca contém diferentes valor-de-uso, sendo medida por um parâmetro comum que é o trabalho.

Anônimo disse...

Notemos que o termo mercadoria tem uma conotação provocativa e não esconde o objetivo da conquista do maior lucro possível. As leis de produção, reprodução e distribuição das mercadorias na Economia Política auxilia-nos no entendimento mais profundo da sua engrenagem. É significativo frisar que nem toda mercadoria vai para o mercado, e quando uma mercadoria é útil, mas não é comercializada no mercado, dizemos que ele possui apenas valor de uso.
Uma mercadoria somente possui valor-de-troca quando entra no mercado para ser comercializada. Portanto, uma mercadoria com valor-de-troca contém diferentes valores de uso, sendo medida por um parâmetro comum que é o trabalho.
Assim, independente da posição ideológica assumida, é necessário que conheçamos a teoria do valor-trabalho e a teoria do valor-utilidade para poder compreender o funcionamento orgânico do sistema econômico na sua plenitude. Sào as característicasdos mercados que nos fornecem os detalhes de como os preços acabam sendo formados. Entender a relação de funcionamento entre preços e custos ajuda-nos na compreenção da formação do lucro e no entendimento das crises, que são dificuldades originadas em função do decréscimo da taxa de lucro nas economias.
Karl Marx, cuja teoria do valor constitui-se numa teoria que levava em conta a importância do valor e do crescimento para o entendimento d funcionamento da economia, portanto.

Anônimo disse...

A teória do valor tem uma ligação muito grande com a escassez do produto, demostrando que quando há uma grande oferta de produto para pouco consumo de mercado o valor desse produto começa a variar; na concepção de marx, era através do trabalho incorporado na mercadoria que a medida do valor se instituia, ou seja, em qualquer produto produzido, o trabalho incorporado é que criava valor.

Anônimo disse...

A base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx chama-o valor de uso. Seu valor se assenta primeiro e principalmente em ser útil para alguém.

A necessidade satisfeita por um valor de uso não precisa ser uma necessidade física. Um livro é um valor de uso, porque pessoas necessitam ler. Igualmente, as necessidades que os valores de uso satisfazem podem ser para alcançar propósitos vis. O fuzil de um assassino ou o cassetete de um policial é um valor de uso tanto quanto uma lata de ervilhas ou o bisturi de um cirurgião.

Anônimo disse...

Segundo Marx "O valor de uso que o trabalhador tem para oferecer ao capitalista, não está materializado em um produto, não existe de nenhum modo separado dele; existe, portanto, somente como potencialidade, como sua capacidade. Torna-se realidade somente quando, posto em movimento pelo capital." O valor é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário envolvido para manter o trabalhador vivo, e para educar as crianças que irão substituí-lo.

Anônimo disse...

A Teoria do Valor Marxista dava importância ao valor e ao crescimento da economia.
Onde enfatiza que o tempo utilizado para criação de uma determinada mercadoria, daria um maior valor para o bem produzido.

Anônimo disse...

O valor determina preço de um produto ou/mercadoria e transforma-se em dinheiro, se menifesta como uma forma de satisfazer o ser humano,posso adquirir um bem seja ele de valor monetário,valor trabalho e ate mesmo sentimental.Como vimos o valor proporciona satisfação, comercial, empresarial e social de qualquer forma satisfaz o homem.Zélia Belém -Pá.

Anônimo disse...

O valor da mercadoria pode ser determinado seja pelo que você estaria disposto a pagar, de sua vontade, seu desejo de adquirir aquilo ou pelo trabalho utilizado para sua produção. Não podemos esquecer, que atualmente, o valor é determinado ainda pelo que a empresa pretende lucrar com aquele produto.

Anônimo disse...

Apesar das teorias do valor-utilidade e valor-trabalho terem sido bastante válidas na época de suas criações, podemos observar atualmente que muitas vezes a lei da oferta e da procura(Say) supera aquelas teorias (utilidade e mais-valia), senão vejamos como exemplo:
a) crie uma fábrica de máquinas de escrever, contrate funcionários, máquinas, e etc.. Todos irão trabalhar para produzir máquinas de escrever, porém, tais máquinas não terão valor algum, porque máquinas de escrever não tem mais utilidade;
b) Outro exemplo: O Golf e o Audi A3 são produzidos na mesma fábrica, pelos mesmos funcionários, porém um tem um valor mais elevado do que o outro. Como pode se ambos são produzidos pelos mesmos funcionários?

Anônimo disse...

Em sua citação Marx evidencia de certa forma a relação da Teoria Marxista com a Teoria do Valor (Teoria do Valor-Trabalho e Teoria do Valor-Utilidade) e sua contribuição na análise desta última. Desta forma, a medida ou a causa do valor de uma mercadoria, poderia ser definido como a capacidade de uma mercadoria em agregar valor em decorrência do grau de utilidade que representa, possuindo apenas valor de uso, baseado na importância dessa utilidade, e capacidade de comercialização efetiva no mercado, possuindo valor de troca, baseado na quantidade de trabalho gasto no seu processo de produção.

Anônimo disse...

Em sua citação Marx evidencia de certa forma a relação da Teoria Marxista com a Teoria do Valor (Teoria do Valor-Trabalho e Teoria do Valor-Utilidade) e sua contribuição na análise desta última. Desta forma, a medida ou a causa do valor de uma mercadoria, poderia ser definido como a capacidade de uma mercadoria em agregar valor em decorrência do grau de utilidade que representa, possuindo apenas valor de uso, baseado na importância dessa utilidade, e capacidade de comercialização efetiva no mercado, possuindo valor de troca, baseado na quantidade de trabalho gasto no seu processo de produção.

Anônimo disse...

Se apoiamos ou não o que Marx propos, considero como relativo.
Exemplo regional:
1-Produzo carvão, com madeira explorada, mão de obra infantil, insalubridade, e mais......
2 - Produzo carvão com madeira reflorestada, com produção através de maquinário e segurança, bem como licenciado.
Em qual tenho o valor mais-valia, ou Valor-Trabalho.
Antes de fazermos o julgamento iriamos lidar com situações pre-visivéis, como: trabalho infantil, ecologia e meio ambiente e outros...Mas qual é a ótica do capitalismo. Quem vai avaliar? estarei disposto a pagar o valor atribuido?
Considero que Marx contribuiu com suas teorias, mas não é a ideal, mas devemos reconhecer que ele baseou as suas teorias em pesquisas empíricas, e portanto com base nas mesmas, surgirão mais teorias que se auto completarão.

Anônimo disse...

Marx afirmava que a base economica da sociedade ou o modo de produção exercia a influencia poderosa sobre o o conjunto determinado das demais instituições sociais.Uma relação social implica numa forma de distribuição de riqueza.Decisivamente o trabalho é o elemento produtivo da riqueza social como afirmaram os principais economistas clássicos, mostrando como a fonte da riqueza humana produzida.

Anônimo disse...

Lucia (Tutora de Capanema)

O valor de uma mercadoria está ligado a sua utilidade e o grau da necessidade, o que gera um valor em decorrência do fator procura/ demanda do produto.

Anônimo disse...

Tudo na relação humana baseia-se no valor. Cada coisa que escolhemos, cada palavra que dizemos, baseia-se no valor. O valor é atribuído na medida em que se constroem as essências. De um ponto de vista, a existência deve preceder a essência quanto ao processo que consta de elementos que apontam para a liberdade do indivíduo. Mas não devemos procurar a verdade nas essências, e sim saber que o fundamento de qualquer verdade está na liberdade. Nessa perspectiva, deve existir a coisa e depois nela deve ser colocado algum valor. Existimos antes de qualquer coisa. E antes que se diga o valor em nós embutido. Esse valor que se baseia na relação existe no tempo e é transformado conforme a sua historicidade.
O valor dado à mercadoria, após a sua aquisição não se mostra da mesma maneira, pois nem sempre o adquirente da coisa feita valor aceita ou concorda com o valor dado e que o obriga a tê-la com a quantidade de valor abstrato (dinheiro), caso admita possuí-la por completo. O valor que está na mente do consumidor pode ser outro. Nessa relação entre mercadorias e sujeito, o valor é um dos componentes decisivos, sem este, o indivíduo está plenamente convencido de que não pode se aproximar das mercadorias. Pouco ou quase nada faz o sujeito para compreender a dependência à qual está em relação à coisa-valor. A mercadoria parece determinar um comportamento que está fora do alcance do próprio adquirente das mercadorias.

Anônimo disse...

Embora o valor tenha interpretações diferentes na economia, ele não é determinado apenas por um fator, mas sim pelo conjunto de todos os fatores. O valor de um produto será determinado tanto através de seu custo de produção como também pela satisfação que o mesmo irá proporcionar ao consumidor, sem deixar de lado o lucro da empresa que o produz.

Anônimo disse...

FRANCISCO DE ASSIS

O valor representa fundamento necessário para o sistema de preços de produção e ao mesmo passo exerce duplo carater das mercadorias, ou seja, trabalho e capital tendo seu ponto de partida a mercadoria e ponto de chegada a mesma mercadoria. Nesse contexto os preços organizam-se de forma relativa, ou seja, uns produtos tem um certo valor enquanto outros tem outro valor diferente, em ambas as situações os produtos são produzidos para serem comercializados. Quanto a teoria o valor apresenta duas vertentes sendo elas a teoria do valor-trabalho e a teoria do valor- utilidade. A primeira enfoca a formação do valor da mercadoria pela quantidade de trabalho inserida em seu processo de produção, enquanto a segunda explica a produção e o consumo pela capacidade de satisfação que provoca em ambos.

FRANCISCO DE ASSIS
ITAITUBA PA

Anônimo disse...

FRANCISCO DE ASSIS

O valor representa fundamento necessário para o sistema de preços de produção e ao mesmo passo exerce duplo carater das mercadorias, ou seja, trabalho e capital tendo seu ponto de partida a mercadoria e ponto de chegada a mesma mercadoria. Nesse contexto os preços organizam-se de forma relativa, ou seja, uns produtos tem um certo valor enquanto outros tem outro valor diferente, em ambas as situações os produtos são produzidos para serem comercializados. Quanto a teoria o valor apresenta duas vertentes sendo elas a teoria do valor-trabalho e a teoria do valor- utilidade. A primeira enfoca a formação do valor da mercadoria pela quantidade de trabalho inserida em seu processo de produção, enquanto a segunda explica a produção e o consumo pela capacidade de satisfação que provoca em ambos.

FRANCISCO DE ASSIS
ITAITUBA PA

Anônimo disse...

Na concepção de Marx, era através do trabalho incorporado na mercadoria que a medida do valor se instituía, ou seja, em qualquer produto produzido, o trabalho incorporado é que cria o valor.
E assim temos um esquema simples de produção:
* dinheiro – mercadoria – dinheiro

Este passou a ocorrer da seguinte forma:

*Dinheiro – Mercadoria (matéria-prima e força de trabalho) – Produção – Dinheiro.

O esquema apresentado demonstra que o produto pega o seu dinheiro e o transforma em capital, comprando máquinas, matérias-primas e força de trabalho para produzir mercadoria, vendidas por um preço mais elevado em relação ao capital inicial.

Anônimo disse...

O valor de um produto eh atribuido em funcao da materia prima adquirida, mao de obra aplicada, localizacao onde obtem esta seno produzido, preco da moeda local.

Antonio Natalino, Alenquer.

Anônimo disse...

O valor de um produto esta relacionado segundo Marx a sua forca de trabalho. Quanto maior a forca realizada para produzir uma mercadoria maior sera o seu valor.

Joao Fonseca - Monte Alegre

Anônimo disse...

A definição da causa do Valor de uma mercadoria baseado nas teorias do Valor-Trabalho/Utilidade é que o valor de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado. Revendo um clássico exemplo dos teóricos (Marx, Smith e Ricardo) do valor-trabalho, a razão porque um diamante é mais valioso que um copo de água (mesmo que o copo de água possa ter mais utilidade )é porque em média dá mais trabalho encontrar e extrair um diamante do que um copo de água. Mas também as características do mercado nos fornecem os detalhes de como os preços acabam sendo formados.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer que a Teoria do Valor Utilidade e do Valor Trabalho foram teses que visavam explicar a formação de preço e as relações de tra-balho.
Recordando o que estudamos em contabilidade. Sabemos hoje que, tudo é uma questão de custos, ou seja, custos ou despesas variáveis e custos e despesas fixas e a mar-gem operacional desejável além de outras variáveis e que vão influir no valor final do produto.

Unknown disse...

A ideologia marxista estabelece a teoria do valor do trabalho, que por sua vez abriga o conceito de mais-valia: o capitalista, como proprietário dos meios de produção, retém parte da produção do trabalhador.
Existem muitas formas de exploração tanto política, como social e econômica. Marx não só estudou a exploração em termos econômicos, como também as conseqüências sociais e políticas do mercado do trabalho humano.
Marx acredita que o Valor de Troca depende da quantidade de trabalho despendida, contudo, a quantidade de trabalho que entre no valor de toca é a quantidade socialmente necessária (Quantidade que o Trabalhador Gasta em média na Sociedade, e que obviamente, varia de Sociedade para Sociedade).