quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Contabilidade

Olá Alunos,

Durante essa semana, vocês assistirão aos vídeos abaixo (clique sobre o link para assistir) e escolherão um deles para fazer uma reflexão sobre o assunto e escrever um texto de no mínimo 6 linhas. O texto deverá ser postado no site do curso (clique sobre o link para ir para o site). Caso queira, deixe seu tabalho aqui no blog também (veja as instruções acima) para que seu colega possa ler e se beneficiar com o seu conhecimento sobre o assunto. Bom trabalho!

A História da Contabilidade
Teoria da Contabilidade
Mensuração de Ativos
Medidas de Entrada

5 comentários:

Anônimo disse...

História da Contabilidade
A evolução do homem, suas necessidades e capacidade extrema em buscar meios que lhe possibilite conquistar e conseguir se superar, ser meio de transformação, progredir sob suas próprias limitações e alçar sempre vôos mais altos, e em tudo, refletir sua presença, mostrando que por milhares de anos, pôde, por uma simples necessidade de organizar-se e controlar suas pequenas operações, chegar a uma conquista fantástica de estabelecer tais procedimentos em uma Ciência: a Contabilidade, que pelo conhecimento racional trata de quantificar, qualificar e definir valores aos componentes patrimoniais. Tal crescimento da contabilidade, ensejou posterior métodos para classificar seus componentes, atribuindo-lhe características e devida alocação nos registros contábeis. A evolução trouxe especificidade ao patrimônio, e transformou o resultado de seus registros, em demonstrativos que subsidiam grande decisões, que agregam neles, a riqueza de uma entidade.
Hoje vemos que instituições, sejam pequenas ou grandes, alicerçam suas operações em bases sólidas, advindas dos registros pautados nas regras e princípios contábeis e sob seu dinamismo, geram suas operações , sem sequer poder desatrelar-se da busca da contabilidade e dos resultados que ela oferece , para direcionar suas decisões.
No Banco do Brasil, como qualquer grande instituição financeira, a contabilidade registra milhares, talvez milhões de lançamentos a cada dia, assistida de uma tecnologia, também muito evoluída, que lhe permite obter de forma imediata, o que seus resultados operacionais refletem no movimento financeiro e seu resultado econômico.
A CONTABILIDADE evoluiu com o homem, e deu a ele noção de valor aos bens gerados em tudo que produziu.

Fátima Silva – Belém1

Anônimo disse...

Mensuração dos Ativos.

O ambiente onde trabalho é um setor da administração de uma Fundação Pública, que como qualquer outra empresa possui ativos e faz a mensuração dos mesmos de acordo com suas subdivisões.

Para que a administração esteja sempre informada do valor de seus ativos faz a mensuração, avaliando os ativos ligados à aquisição de equipamentos médicos hospitalares e odontológicos, além de materiais permanentes para o desenvolvimento das atividades de saúde pública que presta as populações indígenas e de saneamento ambiental no país.
 Avaliar ou mensurar a real situação do patrimônio através de inventário realizado anualmente, separando os bens servíveis e inservíveis para poder tomar a decisão de alienar e/ou comprar novos equipamentos;

 O Custo de produção é medido de acordo com a vida útil de cada equipamento, adquirido com recursos da União para o desempenho dos serviços de saúde O Custo histórico é medido avaliando quanto custou os equipamentos para poder fazer a manutenção de equipamentos como carros, Barco a motor, computadores, balanças ergométrica, inaladores de aerossol, rádios amadores de comunicação, motores de popa, sistemas de abastecimento de água, grupos geradores de energia, etc.;

 O custo corrente, ocorre quando há previsão de conserto de um equipamento. O valor do conserto deve custar 50% do seu custo histórico, conforme previsto na Lei nº 8.666/93;

 Os custos futuros são previstos no Plano Distrital Anual, onde são relacionados todos os equipamentos, materiais e serviços necessários para cada triênio.

Assim, a mensuração é importante para qualquer empresa,para que a administração saiba com exatidão o valor de seus ativos.

Maria Trindade - Santarém l

Anônimo disse...

Determinar a atividade econômica da sociedade, requer uma analise das diferentes formas de permuta de bens e serviços que ocorrem entre as pessoas entendendo os critérios que os levam a fazê-las, levando em consideração o grau de satisfação dos usuários dos bens e serviços que são ofertados.
Evandro Pavinato

Anônimo disse...

A entidade onde exerço minhas atividades busca atráves dos dados de informações critérios para tomada de decisões, mensurando e avaliando as necessidades real da clientela para oferecer melhor complexidade e eficiencias dos serviços.Os ativos podem ser mensurados pela entidade atráves da quantidade de serviços realizados.O custo de produção são mensurados pelos custos históricos, por exemplo a quantidade de serviços e mensurados pelos custos futuros, pois cada serviço é um custo, por isso a tomada de decisão tem que ser clara e eficaz para servir a clientela com eficiência.

Anônimo disse...

Falar da historia da contabilidade, e principalmente dentro da saúde publica ou até mesmo em uma divisão como a de entomologia, é ter uma visão ampliada e diversificada sobre esse contexto.
Vemos que sem o processo contábil, seria difícil saber ou avaliar quanto vai gastar quanto vai ser gasto em um determinado período, de que maneira será efetuada a compra, quanto existe no estoque, enfim a contabilidade está presente desde os primórdios dos tempos até os nossos dias.
Alem do que a contabilidade fornece informações para um bom planejamento ao qual possibilita uma melhor gestão dos serviços de saúde.