sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Instruções para participar dos fóruns

Oi Pessoal,

Para participar dos fóruns, cliquem sobre "comentários", depois digitem os caracteres em "verificação de palavras", a seguir (em "escolher a identidade") marquem a opção "apelido", preencham o nome de vocês (primeiro e último nome) e mandem publicar. Participem! Caso tenham qualquer dúvida, enviem email para o curso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante os Vídeos "Teoria da Contabilidade" e "Mensuração de Ativos", que, de um lado, nos orienta, face à sua complexidade,a falta de clareza na literatura contábil e normativa e analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos apresentadas pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio Líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário. E, depois, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômica-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomada de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas.

Anônimo disse...

HISTÓRIA E TEORIA DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade resumida de uma forma simples e direta nos mostrou a sua gloriosa trajetória através dos tempos, utilizando-se de teorias sempre devidamente norteadas por um do conjunto de conceitos, definições e proposições relacionadas entre si. Certamente tudo isso nos deixa imensamente orgulhosos, pelo fato de podermos lançar mão e fazer uso diretamente deste valioso patrimônio e mecanismo construído através dos séculos no nosso cotidiano e principalmente na nossa vida profissional como futuros administradores.
Através das suas teorias, poderemos explicar por que, como, quando e de que maneira os fenômenos ocorrem, contribuindo de forma decisiva para que a contabilização do patrimônio seja cada vez mais confiável. Um detalhe preocupante ainda nos chama a atenção, é o vício cultural e provinciano de alguns administradores insistirem em confundir atividades pessoais com as empresariais, isto tem prejudicado muito algumas empresas e seus proprietários e/ou administradores, que estão deixando de lançar mão dos vários mecanismos desta ciência para visualizar o futuro de frente e de forma segura.
Geraldo Sousa Costa

Profª Silvana disse...

Gostaríamos de agradecer ao Fernando e ao Geraldo por terem deixado suas contribuições aqui no blog, pois elas certamente ajudarão seus colegas a refletirem sobre essa disciplina.

Anônimo disse...

Não há dúvida sobre a importância da contabilidade no dia-a-dia de uma empresa. Mensurar, avaliar, corrigir desvios, sobeviver em um mercado globalizado cada vez mais agressivo e competitivo não é uma tarefa simples. A contabilidade é imprescindível para que uma empresa se organize e se desenvolva com bases sólidas, pois mais difícil que conquistar é manter o sucesso almejado por todos. Nesta guerra a principal arma de uma empresa é a confiabilidade em suas demonstrações contábeis.Somente assim uma administração será eficiente e eficaz.

Anônimo disse...

O homem como um ser inteligente que é, desde há muito tempo preocupa-se em saber quanto possui de riqueza e como mantê-la. Tanto é assim que há mais de 5.000 anos vem se preocupando em fazer isso, a tal ponto de podermos afirmar que ele é um “Ser Contábil” por natureza.
O homem em sua caminhada através dos tempos vem recorrendo à contabilidade para mensurar, avaliar, verificar, corrigir desvios no seu patrimônio com o intuito de conseguir desenvolver e expandir seus ativos, sem deixar de lado suas obrigações para com terceiros e isso em um mundo que agora é dito globalizado, tarefa nada fácil de realizar, a não ser para os que são realmente empreendedores e não somente administradores.
O homem atual farta-se com as diversas teorias contábeis que o ajudam a explicar o por quê, como, quando, como e de que maneira os fenômenos que envolvem suas riquezas acontecem, dando a ele uma visão clara do que fazer no momento em que seus recursos se esvaem e recuperar todo o seu potencial patrimônio.